Troca de Cabos e Velas de Ignição em Campinas

Quando você dá a partida num automóvel, Os cabos de ignição fazem distribuição da energia fornecida pela bobina até as velas de ignição que levam uma alta voltagem elétrica para dentro da câmara de combustão, onde ela se transforma em faísca, inflamando a mistura de ar e combustível.

Portanto, velas e cabos em boas condições tem ligação direta com rendimento e a durabilidade do motor, o consumo de combustível e o nível de descarga de poluentes nos gases do escape.

Cada veículo requer um tipo particular de vela de ignição portanto é sempre bom seguir as recomendações do fabricante constantes no manual do seu veículo

Boas velas de ignição queimam o combustível eficientemente, enquanto as velas de ignição ruins ou com defeito podem fazer com que o motor não funcione.

As velas de ignição são semelhantes ao óleo do motor , filtros de combustível e filtros de ar, pois exigem serviço e manutenção de rotina para manter o motor funcionando com força e com economia como manutenção preventiva as velas devem ser inspecionadas pelo mecânico

Velas e cabos de ignição podem ser prejudicados por diversos fatores

Após 10.000 km rodados, já é possível perceber diversos sintomas e problemas indicados pelo estado das velas.

O diagnostico de Cabos e Velas de Ignição pode revelar tambem outros problemas, vamos descrever abaixo os principais e mais comuns de se identificar após remover o jogo de velas tais como a má qualidade dos combustíveis, partidas muito longas e outras causas.

Faça a manutenção preventiva dos cabos e velas de seu veículo aqui na Botto, e depois... rode tranquilo!!!

Vela Normal em fim de vida útil

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Uma vela de ignição em bom estado em fim de vida útil apresenta o pé do isolador nas cores branco - acinzentada , amarelo - acinzentada a marrom claro indicando ausência de problemas motor , residuos de aditivos de combustível, partículas de óleo do motor e sobrecarga térmica

Vela fuliginosa ou carbonização seca

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Uma vela de ignição fuliginosa apresenta-se coberta de uma camada fosca de fuligem que ocasiona problemas como falhas na ignição e dificuldades de partidas a frio e pode ter como causas o ajuste de mistura de combustivel errada, filtros de ar muito sujo percursos curtos muito freqüentes ou a vela de ignição muito fria para o moto

Vela Oleosa ou carbonização oleosa

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Uma Vela de ignição oleosa apresenta-se coberta de uma camada fuliginosa brilhante, úmida de óleo e resíduos de carvão ocasiona problemas como falhas na ignição e dificuldades de partidas e indica óleo em excesso na câmara de combustão, nivel de óleo muito alto, ou problemas de desgaste em cilindros e anéis do pistão

Vela com resíduos de ferro

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a Vela de ignição apresenta-se coberta de uma camada vermelho alaranjados e devido ao revestimento ferroso ter propriedades de condução elétrica provoca falhas de ignição pode ter como causas aditivos de combustível ou resíduos de corrosão de peças do motor/sistema de combustível

Vela com resíduos leves de chumbo

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a Vela de ignição apresenta-se coberta de uma camada amarelo-marrom ou esverdeado e devido ao chumbo ter propriedades de condução elétrica provoca falhas de ignição pode ter como causas aditivos de combustível ou o motor ter funcionado a prena carga apos um longo período de operação em carga parcial

Vela com resíduos grossos de chumbo

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A Vela de ignição apresenta-se coberta de uma camada espessa amarelo-marrom ou esverdeado e devido ao chumbo ter propriedades de condução elétrica provoca falhas de ignição pode ter como causas aditivos de combustível ou o motor ter funcionado a prena carga após um longo período de operação em carga parcial

Vela com resíduos e impurezas

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a Vela de ignição apresenta-se coberta de uma grossa camada cinzenta e pode causar pré-ignições levando perda de potencia e danos no motor pode ter como causas aditivos do óleo ou combustível

Vela com Superaquecimento

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A Vela de ignição apresenta-se com o eletrodo central parcialmente fundidoe o pé do isolador com bolhas , causa falhas na ignição, perda de potencia e danos ao motor a sobrecarga termica pode ser devido a ponto de ignição adiantado, combustivel de má qualidade, distribuidor com defeito ou que a vela não seja a recomendada para o veiculo

Vela com Eletrodo Central Fundido

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a Vela de ignição apresenta-se com o eletrodo central completamente fundido , causa falhas na ignição perda de potencia e danos ao motor a sobrecarga térmica pode ser devido a ponto de ignição adiantado combustível de má qualidade, distribuidor com defeito ou que a vela não seja a recomendada para o veiculo

Vela com eletrodo central e massa fundidos

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Vela de ignição com o eletrodo central e massa completamente fundidos , com o deposito de outros materiais que não são de origem da vela de ignição causa falhas na ignição perda de potencia e danos ao motor a sobrecarga térmica pode ser devido a ponto de ignição adiantado, combustível de má qualidade, distribuidor com defeito mistura pobre, residuos na camara de combustão

Vela com desgaste excessivo dos eletrodos central e massa

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Vela de ignição apresenta grande desgaste e ocasiona falhas de ignição principalmente durante aceleração e partida ruim pode ter como origem aditivos de combustível e de óleo agressivos, condições de fluxo desfavorável na camara de combustão não existindo porem sobrecarga térmica

Vela com pé do isolador trincado

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a Vela de ignição apresenta danos mecanicos devido a impactos ou uso excessivo da vela e ocasiona falhas de ignição devido a centelha saltar entre pontos não proporcionando combustão correta

Vela com mancha Corona

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a Vela de ignição apresenta mancha marrom e seca no isolador cerâmico e e surge durante a operação normal da vela devido a forte campo eletrico que é formado ao redor e atrai pequenas impurezas mas não causa problemas de desempenho e operação

Vela com flashover

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A Vela de ignição apresenta marcas longitudinais semelhantes a um arranhado sobre o isolador ceramicoe ocorre quando a descarga eletrica se estende por toda a superficie da vela indicando tensão de ignição extremamente alto devido a agua ou impurezas devido a cabos de ignição de má qualidade ou desgastados

Vela com danos mecanicos no isolador cerâmico

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Quando uma Vela de ignição apresenta trincas no corpo cerâmico pode indicar força excessiva ou má utilização da chave de vela e causa falhas na ignição

Vela com alto desgaste do eletrodo central

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a Vela de ignição apresenta grande desgaste e ocasiona falhas de ignição principalmente durante aceleração e partida ruim pode ter como origem aditivos de combustível e de óleo agressivos, condições de fluxo desfavorável na camara de combustão não existindo porem sobrecarga térmicaComo as velas de ignição os cabos de ignição que são responsáveis por transmitir a corrente tambem exigem cuidados

Cabo de Ignição com Flashover

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A presença de sujeira ou umidade devido a folga entre a capa protetora entre o cabo e a vela por desgaste natural ou má colocação, ponto de ignição atrazado , taxa de compressão elevada, desgaste acentuado dos eletrodos levando o motor a falhar em baixas rotaçoes com carga elevada ou em aceleraçoes

Cabo de Ignição com Oxidação

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A formação de oxidação ou zinabre nos coletores do cabo de ignição aumenta a resistencia para a passagem da corrente eletrica causando falhas na ignição e é devido a presença de umidade ou ataque quimico nos terminais

Cabo de Ignição com Desgaste Manuseio Incorreto

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Manusear cabos com ferramentas incorretas como por ex. chaves de fenda, alicates universais ou puxar pelo fio ao fazer verificação podem causar danos na conexão ou na capa de borracha ou amassado na brindagem levando o cabo a apresentar fuga de corrente e falhas na ignição

Cabo de Ignição com Desgaste por Atrito

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Devido ao contato com partes moveis e quentes do motor ou montagem inadequada o cabo apresenta sinais de desgaste e pode apresentar fuga de corrente e conseguentemente falhas na ignição